Mercado Livre: Como fazer seu Anúncio Ficar no topo das Buscas

Canal do YOutube de Elyana Gonçalves

 


Curso Express

(Aproveite que ainda hoje é Grátis)

Aprenda a trabalhar com Vendas Online, Marketing Digital e Marketing de Afiliados ou ter uma Renda Extra e criar seu Negócio Online Lucrativo.

São vídeo aulas e e-books que vão ajudar a alavancar seu negócio.

BAIXE SEU CURSO GRÁTIS! Seus dados 100% seguros. Pode confiar.


 

 Anúncio no Mercado Livre

Os marketplaces são como shoppings que reúnem várias lojas num mesmo lugar, só que na internet.

Não pense que só o Mercado Livre tem esse modelo de negócios de reunir muitos lojistas online

Há muitos outros marketplaces como as Lojas Americanas, Amazon e Magazine Luiza, entre outros.

Esses Marketplaces têm regras próprias e você tem que aprender como cada um funciona.

A primeira coisa, a saber, é como funcionam os algoritmos deste marketplace.

Algoritmos são as exigências do marketplace para selecionar seu anúncio e entender que é melhor que do seu concorrente.

Assim, para você estar no topo das buscas precisará saber quais são essas exigências e criar anúncios seguindo todas para estar bem “rankeado”, ou seja, estar no topo das buscas.

Colocar o anúncio no topo das buscas

 

 

O que você precisa saber?

  • Quais são os algoritmos (regras do marketplace) que “rankeiam” bem seu anúncio;
  • Estudar estes algoritmos e usá-lo a seu favor;
  • Pesquisar os anúncios dos seus concorrentes que estão bem “rankeados”, entender o que eles fizeram e fazer semelhante;

Parece fácil, não é? Mas entenda que testar vários anúncios vai te ajudar a conseguir anúncios melhores.

Os anúncios que não estão vendendo ou que não estão no topo das buscas, devem ser retirados.

Tenha em mente que se você criar anúncios que estão alinhados com as exigências (algoritmos) do marketplace, então você estará no topo das buscas e venderá mais que seu concorrente.

Se não fizer corretamente ficará no final das buscas e não venderá.

 

Títulos e descrição dos anúncios

Entenda que os títulos serão importantes não só para você estar no topo das buscas no Mercado Livre ou outros Marketplaces, mas também para o topo das buscas no Google.

Vamos começar por saber quais palavras-chaves você deve escolher.

Como vou saber quais palavras escolher no título?

Existem sites para você fazer uma pesquisa e descobrir quais os palavras são mais procuradas e que trarão mais vendas para você.

Depois de descobrir estas palavras então teste no Mercado Livre.

Como conseguir encontrar estas palavras-chaves

Aprender a usar o planejador de palavras-chaves do AdWords e Google Trends, então você estará preparado para pesquisar quais produtos são mais procurados, quais nichos são melhores, quais títulos são mais usados e quais públicos são mais fáceis para você atingir.

Analise os resultados com cuidado e tempo. Faça testes e pesquise.

Mais a frente eu explicarei como trabalhar com o planejador de palavras do AdWords e o Google Trends.

Porque não usar palavras genéricas

As palavras genéricas trazem muitas buscas sim. Porém, trazem buscas do seu nicho e muitas buscas que não correspondem ao seu nicho de mercado. Assim, você vai divulgar seu produto e não vai ter o retorno que deseja. Você vai ter muitos concorrentes também. Crie títulos com long tails. Mas o que é isso?

Um exemplo de palavras genéricas: roupas de ginástica (muita concorrência). Exemplo de palavras-chaves long tail: roupas de ginástica para gestantes (concorrência menor e público certo para o seu negócio).

Então LEMBRE-SE de usar long tails (frases mais longas com palavras-chaves específicas para seu título) para que seus futuros clientes mais específicos encontrem você.

       

Como encontrar as palavras chaves?

Lembre-se de usar palavras-chaves que o internauta usaria e não as palavras que você costuma usar.

Curso Express

(Aproveite que ainda hoje é Grátis)

Aprenda a trabalhar com Vendas Online, Marketing Digital e Marketing de Afiliados ou ter uma Renda Extra e criar seu Negócio Online Lucrativo.

São vídeo aulas e e-books que vão ajudar a alavancar seu negócio.

BAIXE SEU CURSO GRÁTIS! Seus dados 100% seguros. Pode confiar.

 

Coloque termos técnicos e termos regionais, mas coloque principalmente as palavras mais usadas pelos usuários (seus futuros clientes).

Etapas:

  • Encontrar a palavra-chave que você acha importante para seu público;
  • Verificar o que a concorrência que está no topo das buscas do Google está usando;
  • Pesquisar no planejador de palavras-chaves do AdWords (para conseguir mais palavras-chaves e saber quais são mais relevantes);
  • E depois comparar no Google Trends;

Planejador de palavras-chaves

O Planejador de palavras-chaves é uma ferramenta gratuita do Google AdWords para anunciantes experientes e também para iniciantes.Você pode pesquisar ideias de palavras-chaves e observar o desempenho de uma lista e até mesmo criar uma nova lista de palavras-chaves ao multiplicar diversas listas.

Para usar o planejador é necessário criar uma conta e fazer login.

Como usar o Planejador?

Este e-book é conceitual com informações para marketing digital e não um tutorial do Planejador do AdWords. Mas não se preocupe que fiz um resumo aqui para você. Mais detalhes procure um tutorial e verá que é bem fácil.

Se cadastre no AdWords, vá até o planejador de palavras-chaves e coloque as palavras que você acredita serem mais relevantes e então o planejador mostrará as palavras-chaves semelhantes e o número de buscas. Ótimo, não é?

Assim, você sabe quais palavras-chaves são mais procuradas no Google e consegue sugestões de palavras-chaves semelhantes a esta busca. Veja abaixo.

AdWords

Depois de conseguir sugestões de palavras-chaves semelhantes observe as palavras-chaves da lista que têm mais buscas. Anote e dê mais atenção a elas.

Anote as palavras-chaves mais procuradas como sendo palavras-chaves primárias e devem estar no título e as menos procuradas como palavras chaves secundárias e devem estar na descrição do seu anúncio.

Depois coloque estas palavras-chaves com maior busca do planejador de palavras-chaves no Google Trends para realmente comparar quais são as palavras-chaves que você deve escolher.

 

Google Trends

Google Trends

O Google Trends compara campos de palavras-chaves e fornece a popularidade das buscas. Não é necessário se cadastrar.

Há 5 campos para você colocar as 5 palavras-chaves do topo do planejador de palavras-chaves do AdWords.

Coloque estas palavras-chaves e observe os gráficos que são apresentados.

Lembre de colocar as buscas para o país Brasil e se quiser pode modificar outros itens da busca.

Observe que não há números de buscas anuais ou mensais. O Google Trends apresenta a popularidade de um termo através de um índice que vai de 0 a 100. Este índice muda, conforme os termos usados. Por exemplo, se você colocar nesta busca apresentada acima um termo como iPhone 8, os outros termos ficarão quase zero.

Gráficos do Google Trends

Os momentos de pico nos gráficos também devem ser muito valorizados para suas estratégias. Estes picos devem ser explorados com promoções, anúncios com estas buscas, posts, lançamentos, destaques, etc. Sempre elabore calendários baseado nestes dados.

Gráficos Google Trends

O Google Trends apresenta tendências regionais. Identifique estas regiões e faça campanhas, anúncios, conteúdos baseados nos dados destas regiões.

Observe a frente como o Google Trends apresenta estes dados. É possível detectar quais termos estão mais populares em cada estado. Use estes dados para criar estratégias criando títulos, descrição de anúncios, posts ou criando campanhas com anúncios pagos (AdWords ou Face Ads).

Dados Google Trends

Depois que você analisou os primeiros resultados, você pode substituir as palavras-chaves nos campos com menos buscas para comparar com as que estão no topo das buscas.

Analise os resultados com cuidado e crie a estratégia.

No gráfico anterior observe que há muita busca para “roupas de ginástica”, mas também deve ter muita concorrência e o mais difícil: de grandes empresas. Porém podemos escolher as palavras-chaves ”roupas de ginástica para gestantes” para conseguir mais sucesso por haver menor concorrência, muitos clientes em potencial e grande popularidade nas buscas.

Você já sabe usar o planejador de palavras-chaves do AdWords e Google Trends. Agora você está preparado para pesquisar quais produtos são mais procurados, quais títulos são melhores e o que colocar na descrição dos anúncios.

 

Como verificar os títulos no Mercado Livre

Procure o tema (como você fez no início no planejador e Google Trends) nas buscas do Mercado Livre. Ainda não use as palavras chaves primárias que você encontrou.

Lembre-se que o próprio mercado livre dá sugestões enquanto você está digitando no campo de busca. Anote estas sugestões também.

Anote os títulos que estão nos 7 primeiros anúncios que você encontrou nesta busca.

Compare estas anotações do Mercado Livre com as palavras-chaves primárias que encontrou no planejador de palavras chaves do Google e no Google Trends.

Crie uma conta no Mercado Livre com seu CPF e outra conta com seu CNPJ. Então colocar esses 4 anúncios no seu CPF e criar outros 4 anúncios para a conta com seu CNPJ.

Como fazer isso?

Crie um anúncio com as palavras-chaves primárias no título e as secundárias na descrição. Então duplique os anúncios e fique com 4 anúncios em seu CPF e 4 anúncios em seu CNPJ.

Em cada duplicação de anúncios use suas anotações das palavras-chaves primárias e crie novos títulos que vendem bem.

Teste estes anúncios e observe quais títulos estão vendendo mais. Se há um título que não vende crie outro melhor.

Lembre de colocar as palavras secundárias encontradas no planejador e no Google Trends na descrição dos anúncios.

 

Quais outras modificações neste 2 grupos de anúncios

  • Em cada grupo de 4 anúncios (um grupo do seu CPF e outro do seu CNPJ) crie 2 anúncios Premium de cada produto mudando o título (modalidade mais cara de pagamento do anúncio, porém são os anúncios que aparecem mais);
  • Criar 2 anúncios Clássicos (modalidade de pagamento mais barata) do mesmo produto mudando título em cada grupo de 4 anúncios;
  • Em 2 anúncios colocar frete grátis (preço mais baixo) e nos outros 2 colocar frete pago (preço alto) para os clientes comprarem preços e escolherem frete grátis em cada grupo de 4 anúncios;

Faça testes criando anúncios com preços mais altos e preços mais baixos e verifique quais estão vendendo melhor. Nem sempre preço baixo vende mais. Um produto com preço mais alto pode vender mais por passar imagem de produto de maior qualidade.

O que deve ser levado em conta para estar no topo:

  • Quantidades de visitas
  • Reputação: vendas concretizadas (reputação alta) x vendas com reclamações (reputação baixa)
  • Tempo de respostas
  • Tempo de envio da mercadoria
  • Tempo de conta no Mercado Livre
  • Quem usa Mercado Ads (anúncios no Mercado Livre)
  • Tipo de anúncios (grátis, clássico e Premium)
  • Descrição ideal e bem completa com muitas palavras-chaves mais procuradas
  • Bom atendimento
  • Tempo de vendas de um anúncio num curto espaço de tempo
  • Ficha técnica do produto completa
  • As palavras-chaves primárias devem estar nos nomes das fotos.

Exemplos:

  • Top-de-ginastica-feminino-de-lycra..jpg
  • Jaqueta-de-couro-ecologico-importada.jpg

Como Ficar no topo das buscas do Mercado Livre

Não é difícil ficar na primeira página do Mercado Livre, mas exige trabalho constante e otimização orgânica (palavras-chaves mais buscadas devem estar nos títulos e na descrição E DEVEM SER ATUALIZADAS).

O anúncio tem que ser:

  • Objetivo e completo
  • Chame atenção (promoção, frete grátis, importado, lançamento, promoção)
  • Com palavras-chaves primárias no título e secundárias na descrição
  • Descrição completa com modelo, tamanho, cores, etc
  • Imagens boas
  • Sem erros ortográficos ou gramaticais
  • Descrições mostrando benefícios e características

Na descrição é muito importante que você consiga colocar os benefícios e não só as características.

Exemplo:

  • Característica: top de lycra
  • Benefício: top confortável para todos os movimentos e tecido leve mesmo para exercícios prolongados

Na hora de criar seus títulos pense como o usuário vai procurar.

Por exemplo:

  • Usuário 1 procura por legging fitness
  • Usuário 2 procura por calça para ginástica

Nesta hora é bom usar as sugestões da própria caixa de busca no Mercado livre.

Quando você começa a digitar, por exemplo, maiô a plataforma já faz várias sugestões de títulos. Estas sugestões são as mais procuradas então anote e use todas se puder.

A função de autocompletar das buscas do Google também pode ajudar muito a encontrar as palavras-chaves mais procuradas.

 

Resumindo:

  • Use o planejador de palavras-chaves;
  • Compare com o Google Trends;
  • Faça buscas no Google e anote as sugestões de autocompletar deste buscador;
  • Faço buscas no Mercado Livre e anote as sugestões de autocompletar desta plataforma;
  • Busque as palavras-chaves no Mercado Livre e anote os títulos do topo das buscas;
  • Analise como seus concorrentes estão fazendo os títulos e as descrições;
  • Crie vários anúncios com títulos, descrição, pagamentos e entregas diferentes;

 

Lembre-se de palavras chaves regionais para criar um título de um dos anúncios do seu produto.

Cadastre na categoria certa ou nas categorias certas ou ficará no final das buscas.

Coloque vídeo mostrando o produto que vende muito mais.

Então misture as alternativas abaixo e crie 4 anúncios de cada produto:

  • Um com anúncio pago clássico
  • Um com anúncio pago Premium
  • Outro com preço menor
  • Outro com preço maior
  • Um com frete grátis e outro com frete pago
  • Um com um título mais promocional
  • Outro com título mais elegante
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Profissional de Marketing Digital Elyana Gonçalves

Elyana Gonçalves
é Graduada em Publicidade e Propaganda (FAAP), MBA em Marketing (pós-graduação), Mestrado com linha de pesquisa em Marketing Digital e Módulo Internacional de Inovação na França. Professora universitária, participante de Seminários e Simpósios Internacionais com Artigos Científicos e como Palestrante. Ministra cursos e treinamentos.
Experiência de mais de 17 anos na área de Negócios Digital. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *