Criar Títulos Incríveis e Apaixonantes para serem lidos

Canal do YOutube de Elyana Gonçalves

 


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Títulos apaixonantes

Use SEO para gerar Tráfego

Você pode criar títulos para seu livro, para seu post ou artigo no blog (como aqui), você pode criar título para o seu anuncio no Instagram ou criar um título para seu vídeo.

O objetivo é sempre o mesmo: conseguir se destacar.

As primeiras técnicas são:

Seu título deve conter argumentos racionais e/ou emocionais;

Deve Ser curto (lógico que um Título de um Vídeo no Youtube será maior que um título na capa de um e-book ou num anúncio;

Deve ser cativante;

Deve conter uma super promessa;

Deve gerar curiosidade sobre o conteúdo, ou seja, explica um pouco mais não muito;

Existem algumas técnicas de palavras-chave em SEO que ajudam a criar títulos que serão mais procurados na internet.

O que é SEO?

SEO - Indexação orgânica

É a otimização orgânica para mecanismo de buscas ou Otimização orgânica.

SEO são resultados que aparecem naturalmente nas buscas sem pagar para anunciar. Para seu site aparecer é necessário ter conhecimentos e aplicarmos os algoritmos (lista de exigências) do Google corretamente.

Quando estamos preparando o site para o topo do ranking de resultados dos sites de busca, estamos fazendo SEO. Isto é o resultado orgânico nos sites de buscas, ou seja, não se paga nada para o Google nem para outros buscadores.

Simplificando, se conhecemos e aplicamos as exigências do Google (algoritmos) em nosso site, então estaremos em destaque nas buscas GRATUITAMENTE.

Como Criar Títulos Irresistíveis

O título é muito importante para seu post, artigo, anúncio, livro, vídeo. Por que? Para ser encontrado nas buscas dos usuários. Só isso? Não. Seerve também e principalmente para convencer a pessoa a consumir seu conteúdo.

Então invista um tempo para criar títulos que sua audiência vá encontrar e se apaixonar.

Pense como um usuário e não como um produtor de vídeos ou textos.

Para SEO, ou seja, para conseguir estar no topo das buscas, pense como os visitantes vão digitar nas buscas.

Abaixo vou mostrar as melhores, mais atuais ferramentas e mais usadas pelos profissionais para criar os títulos.

Como criar títulos ótimos com técnicas de SEO

Inicie pesquisando as palavras-chaves mais importantes.

ETAPAS DA PESQUISA

Então escolha as melhores palavras-chaves.

  • Jogue no Autocompletar do Google Suggest.
  • Selecione as melhores palavras-chaves.
  • Peque estas palavras-chaves e faça comparações no Google Trends.

PRONTO. Você conseguiu encontrar as palavras-chaves primárias para o título e as palavras secundárias e terciárias para colocar na descrição.

Como fazer isso passo a passo?

Palavras Genéricas  X Long Tails

As palavras genéricas trazem muitas buscas sim. Porém, trazem buscas do assunto do seu título e muitas buscas que não correspondem ao seu assunto específico. Assim, você vai divulgar seu produto e não vai ter o retorno que deseja. Você vai ter muitos concorrentes também.

Um exemplo de palavras genéricas: ginástica (muita concorrência). Exemplo de palavras-chaves long tail (título): ginástica para mães que acabaram de ter bebês (concorrência menor e público certo para o seu negócio).

Então LEMBRE-SE de usar long tails (frases mais longas com palavras-chaves específicas para seu título) para QUE SUA AUDIÊNCIA TE ENCONTRE.

Outro exemplo de títulos de calda longa: Marketing digita é muito genérico e tem muita concorrência, mas marketing de afiliados para iniciantes é bom porque é um nicho do mercado de marketin digital, então tem menos concorrência.

Como encontrar as palavras-chaves?

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Lembre-se de usar palavras-chaves que o internauta usaria e não as palavras que você costuma usar. Coloque termos técnicos e termos regionais, mas coloque principalmente as palavras mais usadas pelos usuários (suafutura audiência).

Planejador de palavras-chaves

O Planejador de palavras-chaves é uma ferramenta gratuita do Google AdWords para anunciantes experientes e também para iniciantes.Você pode pesquisar ideias de palavras-chaves e observar o desempenho de uma lista e até mesmo criar uma nova lista de palavras-chaves ao multiplicar diversas listas.

Para usar o planejador é necessário criar uma conta e fazer login.

Como usar o Planejador?

Fiz um resumo aqui para você.

Se cadastre no AdWords, vá até o planejador de palavras-chaves e coloque as palavras que você acredita serem mais relevantes e então o planejador mostrará as palavras-chaves semelhantes e o número de buscas. Ótimo, não é?

Assim, você sabe quais palavras-chaves são mais procuradas no Google e consegue sugestões de palavras-chaves semelhantes a esta busca. Veja abaixo.

Depois de conseguir sugestões de palavras-chaves semelhantes observe as palavras-chaves da lista que têm mais buscas. Dê mais atenção a elas.

Use as palavras-chaves mais procuradas para usar no seu título e na sua descrição.

Ubersuggest

Vá para o Ubersuggest e coloque as palavras-chaves mais importantes que você encontrou no Planejador.

Escolha as melhores palavras-chaves depois de comparar os resultados.

Faça login (é gratuito).

Coloque as palavras-chaves e compare quais são melhores.

Depois coloque estas palavras-chaves com maior busca do Planejador e do Ubersuggest no Google Trends para realmente comparar quais são as palavras-chaves que você deve escolher e qual o melhor título para você trabalhar.

Google Trends

O Google Trends compara campos de palavras-chaves e fornece a popularidade das buscas. Mostra as tendências. Não é necessário se cadastrar.

Há 5 campos para você colocar as 5 palavras-chaves do topo do planejador de palavras-chaves do AdWords.

Coloque estas palavras-chaves e observe os gráficos que são apresentados.

Lembre de colocar as buscas para o país Brasil e se quiser pode modificar outros itens da busca.

Observe que não há números de buscas anuais ou mensais. O Google Trends apresenta a popularidade de um termo através de um índice que vai de 0 a 100. Este índice muda, conforme os termos usados. Por exemplo, se você colocar nesta busca apresentada acima um termo como iPhone 8, os outros termos ficarão quase zero.

Os momentos de pico nos gráficos também devem ser muito valorizados para suas estratégias. Estes picos devem ser explorados com promoções, anúncios com estas buscas, posts, conteúdos, destaques na home page, etc. Sempre elabore calendários baseado nestes dados.

O Google Trends apresenta tendências regionais. Identifique estas regiões e faça campanhas, anúncios, conteúdos baseados nos dados destas regiões.

Observe a frente como o Google Trends apresenta estes dados. É possível detectar quais termos estão mais populares em cada estado. Use estes dados para criar estratégias criando conteúdos, posts, vídeos e artigos ou criando campanhas com anúncios (AdWords ou Face Ads).

Depois que você analisou os primeiros resultados, você pode substituir as palavras-chaves nos campos com menos buscas para comparar com as que estão no topo das buscas.

Analise os resultados com cuidado e crie a estratégia.

No gráfico anterior observe que há muita busca para “marketing digital”, mas também deve ter muita concorrência e o mais difícil: de grandes empresas. Porém podemos escolher o nicho ”trabalhar em casa” para conseguir mais sucesso por haver menos concorrência, muitos clientes em potencial e grande popularidade nas buscas.

Você já sabe usar o planejador de palavras-chaves do AdWords e Google Trends. Agora você está preparado para pesquisar quais títulos são melhores e quais nichos são mais fáceis para você atingir.

Google Suggest

Essa ferramenta de Autocompletar das buscas do Google Suggest é muito importante.

Você começa a digitar uma busca e o próprio Google sugere o final da frase.

As primeiras sugestões são as mais procuradas pelos usuários.

ATENÇÃO:

Use títulos chamativos e que pareça um texto fácil:

  • Como fazer….
  • 5 Passos Simples para…
  • 9 Técnicas Rápidas….
  • 4 Maneiras Fáceis

Use listas e tópicos (bullets). Assim seu vídeo, anúncio, post, texto ou artigo parece ser mais fácil de absorver.

Use passo a passo que é mais fácil de aprender (escreva passo 1, passo 2, na tela do vídeo).

Escolha tipos de textos, posts artigos ou vídeos atrativos:

  • Reviews
  • Entrevistas
  • Tutoriais
  • Promocionais
  • Dicas
  • Mostrar resultados
  • Conteúdos
  • Webinários
  • Histórias de clientes
  • Histórias suas

RESUMINDO:

Imagine como os internautas procurarão sua página. Que palavras eles usarão e só então faça sua pesquisa das palavras-chaves.

Agora que você já tem as palavras-chaves, então você pode criar seu título que contenha estas palavras-chaves primárias.

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Profissional de Marketing Digital Elyana Gonçalves

Elyana Gonçalves
é Graduada em Publicidade e Propaganda (FAAP), MBA em Marketing (pós-graduação), Mestrado com linha de pesquisa em Marketing Digital e Módulo Internacional de Inovação na França. Professora universitária, participante de Seminários e Simpósios Internacionais com Artigos Científicos e como Palestrante. Ministra cursos e treinamentos.
Experiência de mais de 17 anos na área de Negócios Digital. 

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