Check List de SEO 2021 – Avançado

97 itens que não podem faltar em seu SEO

Canal do YOutube de Elyana Gonçalves

 


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Check List SEO 2020

Qual o objetivo deste Check List de SEO?

Aplicando esse check list em cada página do seu site ou blog ela será bem indexada pelos buscadores, ou seja, ficará no topo das buscas.

Naturalmente é necessário conhecer os algoritmos, ou seja, as exigências do Google, para poder entender o que fazer em cada página.

IMPORTANTE

Esse é o objetivo do CHECK LIST DE SEO nos seus artigos ou posts:

LEMBRAR DOS ALGORITMOS DO GOOGLE MAIS IMPORTANTES PARA FICAR NO TOPO DAS BUSCAS

Você imagina um site que ninguém consegue encontrar? Ele não terá sucesso, certo?

Para seu blog/site ter sucesso é necessário ser encontrado. Assim, se seu site estiver no topo das buscas então conseguirá atrair tráfego qualificado.

Para que seu site fique no topo das buscas é necessário que ele seja útil para os usuários. Assim, se você colocar conteúdos úteis o Google dará relevância ao seu site e ele ficará no na primeira página.

Não escreva um post pensando no “rankeamento”. Pense em criar um ótimo conteúdo para o usuário e escreva de maneira que atenda todas as exigências do Google. O “rankeamento” virá naturalmente.

Falo do Google porque é o maior site de buscas do mundo. Em segundo lugar está o YouTube.

Os itens deste check list são importantes para o sucesso do seu artigo, texto, site, blog ou e-book. Não é necessário você usar todos os itens. Alguns são interessantes, porém são sugestões.

Lembre-se que o algoritmo mais importante é o conteúdo. Um post ou artigo bem completo e que preste um bom serviço informativo para o usuário, é um bom conteúdo.

Hoje em dia é mais fácil “rankear” um artigo com mais longo (acima de 2000 palavras). Mas é possível “rankear” posts com 800 palavras (mais curtos), porém é necessário testar para conhecer melhor seu mercado. Se ele tem menos concorrência, é possível “rankear” um post mais curto.

Tente usar a maioria dos itens aqui descritos e seu site será bem “rankeado”. Lembre-se que esta é uma indexação orgânico, ou seja, não existe um tempo exato para que os buscadores indexem seu site.

Atualmente, os algoritmos do Google utilizam mais de 200 sinais ou “pistas” diferentes para entender o que o usuário realmente procura.

Use este CHECK LIST dos algoritmos do Google para ficar no topo das buscas.

O Google usa os robots que são programas que varrem a internet analisando, “rankeando” (dando notas) e indexando (colocando na lista de buscas) os sites.

Lembre-se: se você não conhece os itens descritos no CHECK LIST DE SEO de agora em diante, então você pode fazer download do e-book de SEO resumo Gratuito ou ver o e-book completo clicando aqui.

CHECK LIST – o que deve conter nos posts ou artigos no seu blog:

  • Pesquisar palavra chave do tema do artigo ligada ao seu nicho e crie uma tabela no Excel anotando tudo sobre as pesquisas de palavras-chave;
  • Na sua planilha de Excel de cada artigo descubra as palavras-chave primárias (com mais buscas) e as palavras-chave secundárias;
  • Pesquise o tema do seu artigo no Planejador de palavras-chave, no UberSuggest e no YouTube;
  • Verifique as palavras-chave e anote no Excel também as palavras-chave das pesquisas relacionadas do Google e Goolge Instant;
  • Depois de identificadas as palavras-chave mais importantes compare-as no Google Trends;
  • Coloque no Google as palavras-chave mais usadas que você encontrou e compare com os títulos e palavras-chave da descrição dos sites dos concorrentes. Anote estas palavras-chave na sua planilha;

Anote as palavras-chave dos concorrentes usando a tecla F12 ver para as meta tags no código e verificar a descrição (description) e título;

Veja abaixo o que conter na descrição e no título:

  • Crie títulos incríveis que contenham as palavras-chave primárias;
  • Crie títulos com no máximo 70 toques para que apareçam por completo no Google;
  • Se você usa o plugin YAOST SEO no WordPress crie descrições de impacto focando em atrair o clique do usuário. A descrição não é tão importante para o Google, porém se você conseguir atrair usuários você acabará tendo relevância maior para o Google;
  • Coloque as palavras-chave primárias e secundárias na descrição (Nas buscas aparecem em negrito);
  • Coloque na descrição o ponto central do artigo e o benefício primário;
  • Descreva como você apresentar sua promessa:
  • Guia prático…
  • Passo a passo…
  • É só copiar…
  • Coloque frases que demonstrem que o post vai facilitar para o usuário:

o  Formas fáceis;

o  Veja os atalhos;

o  Check list;

  • Todas as imagens devem ser nomeadas com as palavras-chave primárias e secundárias;
  • Se estiver trabalhando com WordPress usar plugins como Yoast SEO para otimizar seu site para os buscadores como o Google;

Como deve ser o Slug ou URL

  • Colocar o Slug (URL) nos posts do seu blog semelhante ao título (com as palavras-chave primárias) e retirar palavras desnecessárias (exemplo: impactante, impressionante, melhor, etc);
  • Colocar o Slug (URL) nas suas categorias do seu blog semelhante ao título (com as palavras-chave primárias) e retirar palavras desnecessárias (exemplo: impactante, impressionante, melhor, etc);
  • Criar descrição das categorias do seu blog/site com as palavras-chave primárias e secundárias;
  • Usar URLs inteligentes, ou seja, URLs que expliquem o conteúdo;
  • Usar URLs long tail (calda longa);

Introdução do texto

  • Colocar a descrição criada no campo resumo do post (no WordPress) para aparecer na home Page;
  • Seja breve e objetivo na sua introdução;
  • Nas primeiras 120 palavras (em média) coloque a palavras-chave primárias e secundárias em bold;
  • Criar uma Introdução de IMPACTO e que prenda o leitor;
  • Explique detalhadamente as palavras-chave primárias no texto e na introdução e em bold (negrito);
  • Explique rapidamente, logo no início da introdução, o que o usuário irá aprender no conteúdo do texto;
  • O nome da primeira imagem do post deve ser a palavra chave primária;
  • Inserir em média 7 palavras-chave secundárias nos subtítulos e texto;
  • As Tags Alt e Título da imagem devem ter no máximo 7 palavras. Use as palavras-chave;
  • Foque o conteúdo do texto nas palavras-chave;
  • Preste um bom serviço com o conteúdo;
  • Apresente o que prometeu no título;
  • Tenha consistência: no início no seu blog/site crie 3 artigos por semana. Quando houver tráfego suficiente é possível postar vários artigos então poste uma vez por semana ou até a cada 15 dias;
  • Crie, pelo menos a cada 15 dias, conteúdo épico que é informativo, aprofundado e claro. Para isso o artigo deve ter 1800 ou 2000 palavras (estes artigos recebem tráfego das palavras-chave primárias e secundárias, assim, acabam tendo mais visitas);

Outras meta tags:

  • A meta tag atualização (revisit-after): <meta name=”revisit-after” content=”180 days” />
  • Especifique a língua primária da página: <meta http-equiv=”content-language” content=”pt-br”>
  • Informe quem publicou a página: <meta name=”Publisher” content=”seu nome” />
  • Crie o sistema Sitemaps, coloque o arquivo no raiz e o link no menu no rodapé;
  • Use o nome do post retirando palavras que não são palavras-chave em foco;

Corpo do Texto

  • Crie muitos links internos no seu texto para outras páginas do seu site;
  • Usar legendas ou títulos nos vídeos e animações em Flash, pois o Google não entende o que são estas imagens animadas;
  • Crie o conteúdo do texto alinhado com as palavras-chave primárias e secundárias;
  • Crie subtítulos com as palavras-chave secundárias;
  • Os nomes das demais imagens (fora a primeira imagem) devem ter as palavras-chave secundárias;
  • Coloque as palavras-chave primárias e secundárias no corpo do texto em bold;
  • Coloque na lateral, no início do post e no final do post ícones para o usuário compartilhar nas redes sociais;
  • Use o plugin YOAST SEO para inserir título, descrição e imagem para os compartilhamentos do seu post em cada rede social (se você não colocar imagem para as redes sociais, será compartilhada a imagem principal);
  • Otimizar as imagens: colocar as imagens em tamanho natural que será usada no site e resolução 72 pixels. Procure usar um plugin que reduza o tamanho das imagens. Seu site sendo mais rápido também será melhor “rankeado”;
  • Colocar várias ilustrações e fotos para o texto ficar mais agradável de ser lido;
  • Coloque vídeos, podcasts e outras mídias;
  • Ilustrar o texto também com imojis para ficar mais leve;
  • Programe links externos para abrir em outra aba (o que é muito importante para o usuário não sair do seu site);
  • Revise bem seu texto;
  • Verificar se a permissão de comentários do post está configurado para aparecer em todos os posts;
  • É importante que o usuário fique no seu site. Se 60% dos usuários não clicam em nenhum link, então seu site tem taxa de 60% de rejeição (você pode ver isso no Google Analytics que é gratuito). O tempo de permanência no seu site também é muito relevante para o Google. Então crie ótimos conteúdos e links para outros artigos;
  • Seja criativo para que a navegação no seu site seja agradável e os usuários queiram ficar;
  • Crie uma navegação com layout agradável e bons conteúdos;
  • Use plugins de posts relacionados, Páginas Principais, Últimos posts para ajudar o usuário a ficar mais tempo no seu site;
  • Vídeos gráficos e infográficos não são entendidos pelo Google. É bom fazer a transcrição (descreva o conteúdo para seu artigo parecer mais completo);
  • Consiga relevância do seu artigo pedindo comentários no final e compartilhamento;
  • Colocar a Tag Alt, título e legendas nas imagens;
  • Facilite a navegação com sugestões de artigos no final do seu artigo, sugestões de páginas principais, artigos mais acessados e páginas principais na lateral do site;
  • Repita as palavras-chave primárias e secundárias ao longo do texto;
  • No final coloque a palavras-chave primárias e secundárias no resumo, na lista do que foi falado ou na conclusão do artigo;
  • Sempre que houver oportunidade coloque links externos no seu texto (exemplo Wikipedia link https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia) para outros sites importantes (abrir em nova guia);
  • Colocar a palavras-chave no campo Tags do WordPress;
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Profissional de Marketing Digital Elyana Gonçalves

Elyana Gonçalves
é Graduada em Publicidade e Propaganda (FAAP), MBA em Marketing (pós-graduação), Mestrado com linha de pesquisa em Marketing Digital e Módulo Internacional de Inovação na França. Professora universitária, participante de Seminários e Simpósios Internacionais com Artigos Científicos e como Palestrante. Ministra cursos e treinamentos.
Experiência de mais de 17 anos na área de Negócios Digital. 

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