Mini Dicionário de Marketing Digital – 2021

Canal do YOutube de Elyana Gonçalves

 


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Mini Dicionário de Marketing Digital

Observação: este é o Glossário do meu e-book de SEO – Definitivo – Como Ficar no Topo do Google SEM PAGAR

Você também pode fazer download do resumo do e-book de SEO com as 29 principais técnicas.

A

AdWords: ferramenta do Google que oferece muitas sugestões de palavras chaves para sua estratégia de SEO.     

Algoritmos: são programas de computador que buscam pistas para retornar exatamente o que o usuário procura. Os algoritmos são as fórmulas e cálculos de computador que transformam as perguntas dos usuários em respostas.

Avatar: perfil dos clientes ou público alvo.

Atualização dinâmica: no e-commerce é colocar novos produtos na loja online.

 

B

Backlinks: são links que podem ser internos, ligando suas próprias páginas (On Page) ou externo que traz o leitor de uma página de outro site (Off Page) para o seu site.

Backlinks ou links de entrada: é o trabalho para seu site ficar mais popular para os buscadores incluindo muitos links em outros sites para apontarem para o seu. Faça parcerias para conseguir estes links. Os sites com PageRank alto direcionados para o seu site melhoram o seu rankeamento.

Black Hat: são técnicas “não naturais” e estão sendo muito procuradas para acelerar o processo de SEO de um site. Porém, você pode ser punido pelo Google.

Bold: palavras em negrito ou destaque no texto.

Blogs: de modo geral são sites normalmente com artigos de assuntos específicos que ajudam o internauta a encontrar informações na internet.

Bots: são programas  do Google que varrem a internet analisando, rankeando (dando “notas”) e indexando (colocando na lista de buscas) os sites.

C

Comentários orgânicos: são comentários colocados por visitantes em campos que normalmente ficam no final do post do blog, fóruns ou afins.

 

CopyWriting: é o ato de criar um texto persuasivo que motive uma ou mais pessoas a realizar uma ação pré determinada. Esta escrita é chamada de copy e pode ser uma peça publicitária ou outras formas de marketing.

Crawlers: são programas  do Google que varrem a internet analisando, rankeando (dando “notas”) e indexando (colocando na lista de buscas) os sites.

 

D

Description: é a meta tag que descreve o assunto da sua página ou se estiver na home descreve seu site.

Diretório raiz: diretório principal do site que contém o arquivo índex (home page).

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Direitos do documento: se é internal (direito interno), public (direito público), private (direito privado).

E

E-commerce: lojas virtuais ou lojas online. São sites de vendas de produtos ou serviços na internet.

F

Face ADS: é uma plataforma para você anunciar no Facebook e no Instagram.

 

Funil de vendas: é um modelo estratégico de vendas que inicia com o futuro cliente oferecendo um contato (e-mail), entrando no funil, com recebimento de mensagens automáticas até efetuar a compra de um produto ou serviço.

Dicionário de Marketing Digital

G

Google AdSens: é um trabalho de marketing de afiliados que você se se cadastra, posiciona os anúncios no seu blog ou site e recebe comissões por cliques e também por comissão nas vendas.

Google Analytics: é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Gera dados sobre como o usuário se comporta em seu site. Apresenta informações de onde vem o tráfego, perfil, navegação, região dos usuários e muito mais.

Google Trends: ferramenta que oferece muitas sugestões de palavras chaves para sua estratégia de SEO.

H

Head: parte inicial do código do seu site que o usuário não pode ver, mas que os robots do Google conseguem detectar e dão grande importância por conter as meta tags.

Home: é a primeira página do seu site.

HotWords: é um trabalho de marketing de afiliados que você se se cadastra, posiciona os anúncios no seu blog ou site e recebe comissões por cliques e também por comissão nas vendas.

I

Inbound link: é o trabalho para seu site ficar mais popular para os buscadores incluindo muitos links em outros sites para apontarem para o seu. Faça parcerias para conseguir estes links. Os sites com PageRank alto direcionados para o seu site melhoram o seu rankeamento.

Indexando: quando o Google coloca um site na lista de buscas.

Interlinkada: páginas ligadas por links na internet.

L

Lead: é um termo bastante usado em marketing digital, para descrever o cadastro (e-mail, principalmente) de pessoas interessada em um determinado produto ou serviço. É um cliente em potencial, pois está procurando um assunto específico e você consegue o e-mail para enviar outras mensagens de assuntos relacionados.

Link ou hiperlink: ligação entre duas páginas na internet. Pode ser feito um link de uma palavra, uma frase ou uma imagem.

Link patrocinado: são anúncios no AdWords, AdSense, entre outros. É um formato de publicidade paga veiculada na internet sob a forma de um link.

Linkado: página ligada à outra página por meio de link.

Long Tails: palavras-chaves mais específicas sobre o nicho e não genéricas.  São os endereços (nomes) inteligentes das páginas. Esses endereços devem explicar o assunto da página.

M

Marketing Viral: se constitui de um conteúdo que agrada os usuários e estes enviam espontaneamente as postagens, vídeos ou mídias de modo geral. Este conteúdo se espalha rapidamente por ser uma progressão geométrica.

Meta tags: são códigos no meio da programação do site que informam os buscadores e que podem facilitar a indexação no Google e outros buscadores. Isto facilita para seu site estar no topo das buscas.

Meta tag title: nas buscas do Google o que está em azul são os títulos. Assim que você escrever a meta tag título no campo de SEO da página do seu site aparecerá em azul na página de busca do Google.

Meta tag revisit-after: meta tag que informa o Google qual o interval de tempo para os robots voltar a visitar a página.

N

Ninja Popups: é um plugin pago do WordPress que serve para construção de popups, para captura de e-mails e, assim, fazer o seu e-mail marketing.

O

Off Page: ações de linkagens externas para o seu site.

On Page: ações dentro do seu site.

Opt-in: autorização do usuário para receber e-mails.

OptimizePress: pode ser usado como Tema e plugin para WordPress. É pago e tem como objetivo construir sites profissionais, landpages (páginas de vendas) e criar funis de vendas eficazes. Usa também os recursos do próprio WordPress para construção de formulários.

P

PageRank: é o rankeamento do Google e tem por objetivo avaliar as páginas interlinkadas na web.

Pay-per-clique:  normalmente usado em anúncios na internet e significa pagamento por clique, ou seja, o pagamento é feito quando um usuário clica na propaganda.

Plugin: são complementos que agregam ou modificam funcionalidades em um site feito em WordPress. Esta ferramentas oferecem funções para que cada usuário possa personalizar seu site.

Post: também conhecido como artigos em blogs normalmente mais curtos, em média 800 palavras.

R

Rankeando: análise de dados do Google dando “notas” e indexando os sites, ou seja, colocando na lista de buscas.

Robots: são programas  do Google que varrem a internet analisando, rankeando (dando “notas”) e indexando (colocando na lista de buscas) os sites.

S

SEO: em inglês SEO é Search Engine Optimization e significa otimização para mecanismo de buscas ou Otimização orgânica. SEO são resultados que aparecem naturalmente nas buscas sem precisar anunciar.

SeoStack: : ferramenta que oferece muitas sugestões de palavras chaves para sua estratégia de SEO.

Servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir os endereços de sites que digitamos nos navegadores para os números de IPs.

Sitemaps: são arquivos XML que informam aos buscadores sobre as páginas que devem ser indexadas prioritariamente e as que recentemente foram atualizadas.

Spam: termo usado que significa Envio e Postagem de Publicidadeda em Massa. A expressão em inglês é “Sending and Posting Advertisement in Mass”.

T

Tag Alt: é uma “legenda” para explicar para os robots do Google quais as informações contidas na imagem e sua relevância para o conteúdo.

Tema Épico: é um tema bem adaptado para WordPress e transforma seu blog ou seu site em uma empresa para vender. A ferramenta propicia criar um layout prático / inteligente e criação de formulários personalizados para cada estratégia e para captura de leads.

Template: é uma ferramenta gratuita ou paga que configura o layout do seu blog e toda sua formatação.

U

Ubersuggest: ferramenta que oferece muitas sugestões de palavras chaves para sua estratégia de SEO.

UOL Afiliados: é um trabalho de marketing de afiliados que você se se cadastra, posiciona os anúncios no seu blog ou site e recebe comissões por cliques e também por comissão nas vendas.

URL:  em inglês é Uniform Resource Locator e em português significa Localizador Padrão de Recursos. É um endereço virtual na internet que indica onde está o que o usuário procura. Em outras palavras é o endereço do site ou o endereço do site junto com o nome da página do site.

 

W

WordPress: plataforma para criar blogs com área administrativa para criar e inserir no seu blog, novas páginas, ports ou artigos.

White Hats: são técnicas “naturais” e permitidas pelo Google para criarmos backlinks e aumenta o ranking do site conforme as exigências do Google.

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Profissional de Marketing Digital Elyana Gonçalves

Elyana Gonçalves
é Graduada em Publicidade e Propaganda (FAAP), MBA em Marketing (pós-graduação), Mestrado com linha de pesquisa em Marketing Digital e Módulo Internacional de Inovação na França. Professora universitária, participante de Seminários e Simpósios Internacionais com Artigos Científicos e como Palestrante. Ministra cursos e treinamentos.
Experiência de mais de 17 anos na área de Negócios Digital. 

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